Dexter Wiki
Advertisement

Harry Morgan é um personagem da série original da Showtime DEXTER.

Harry foi o pai adotivo de Dexter Morgan que lhe ensinou o Código de Harry, que lhe permitiu viver livremente como um serial killer. Mais de dez anos antes da primeira temporada, Harry morreu por suicídio, encoberto como insuficiência cardíaca. Depois de encontrar Dexter desmembrando um homem, ele tirou a própria vida.

Aparência[]

Harry estava lhe ensinando o código e não era realmente sua consciência. Era mais como sua orientação.
~ Marcos Siega

Embora falecido, Harry aparece ao longo da série de duas formas, seja em flashbacks ou como o monólogo interno de Dexter exteriorizado para o público. Ele é a voz da razão de Dexter, ou “passageiro leve”. Harry não é um fantasma, uma alucinação ou um “ passageiro sombrio ”.

História[]

Fundo[]

Harry era um detetive de homicídios no Departamento de Polícia Metropolitana de Miami . Como visto durante os flashbacks, ele usava um uniforme padrão quando estava de serviço. Ele foi um dos oficiais mais respeitados em serviço, muitas vezes considerado um herói, e elogiado por Thomas Matthews , seu bom amigo. Matthews viu muita influência de Harry em sua filha, Debra , que mais tarde ele promoveu a Tenente (um posto que Harry nunca alcançou).

Ele era o pai adotivo de Dexter Morgan, bem como o pai biológico de Debra Morgan, filhos com sua esposa Doris Morgan. Na realidade, Harry sabia da existência de Dexter antes de resgatá-lo no Massacre do Estaleiro. Isso ocorreu porque a mãe de Dexter, Laura Moser, atuou como sua informante confidencial em um cartel de drogas liderado por um homem chamado Hector Estrada . Os dois se envolveram romanticamente apesar do casamento de Harry com Doris e ele conhecia os dois filhos dela - Dexter e Brian. Depois que Laura foi assassinada, ele adotou apenas Dexter. Ele podia ver nos olhos de Brian Moser que ele era um “garoto fodido”, de acordo com Brian.

Harry encontrou Dexter pela primeira vez na cena do crime quando ele tinha apenas três anos e o acolheu como seu próprio filho. Desde cedo, Dexter apresentou sinais de tendências psicopáticas, ou seja, torturar e matar pequenos animais, que Harry identificou imediatamente.

Incapaz de suprimir os impulsos de Dexter, Harry o ensinou a concentrar seu apetite por matar em criminosos que escaparam do sistema judiciário. Para evitar ser pego, Dexter referia-se constantemente ao Código de Harry, um conjunto de regras que foram instituídas por Harry. Todas as regras decorrentes do código eram para proteger Dexter e ajudá-lo a levar uma vida disfarçada de sucesso.

Primeira Temporada[]

Durante a primeira temporada , os flashbacks focaram na juventude de Dexter e nas interações de Harry com ele. Harry era visto como um homem sábio e idealista, alguém que tomou uma decisão ousada que poderia ter repercussões devastadoras na criação de seu próprio filho assassino em série. Dexter traçou sua vida muito próxima de Harry, valorizou seu treinamento e pensou que Harry não poderia fazer nada de errado.

Segunda Temporada[]

Mais sobre a história de Harry veio à tona, especialmente sobre seu caso com a mãe biológica de Dexter, Laura Moser . Ela era uma informante confidencial do caso em que Harry estava trabalhando e suas ações levaram indiretamente ao assassinato dela. Isso levou a uma fase emocional tumultuada para Dexter, que não conseguia decidir se Harry criou um código para ele por amor ou por culpa.

Além disso, Dexter descobriu que Harry cometeu suicídio após presenciar seu filho no ato de desmembrar Juan Ryness. Três dias depois, ele teve uma overdose de remédios para o coração, causando sua morte. Neste ponto, Dexter começou a rejeitar pensamentos sobre Harry, aquele que o criou para viver de acordo com o Código de Harry. Dexter questionou o valor de extrair acontecimentos do passado para guiá-lo. Ele começou a pensar em se entregar, mas reconheceu que preferia permanecer livre e aproveitar a vida. Ele também se lembrou do aviso de Harry de que poderia acabar na cadeira elétrica, com Harry levando Dexter adolescente para dentro de uma prisão para mostrar-lhe a execução de um preso. Esta foi uma de suas últimas lembranças de Harry, junto ao evento com Juan Ryness.

Antes do final desta temporada, as implicações morais de fazer justiça com as próprias mãos tornaram-se evidentes para Dexter.

Terceira Temporada[]

Na terceira temporada , Harry apareceu em sequências "de devaneio". Eles geralmente eram cobertos por um véu de borrões e cores brilhantes, completamente definidos na mente de Dexter. Às vezes incluíam outros personagens, como Laura Moser, Rita Bennett e os filhos de Rita.

Harry frequentemente alertava Dexter que sua nova amizade com Miguel Prado era uma má ideia, especialmente quando Dexter começou a ensinar a Miguel o Código de Harry . Eventualmente, Harry provou estar certo quando Miguel matou uma pessoa inocente . Dexter "debateu" com Harry em momentos em que ele estava em conflito interno, com Harry agindo como um contrapeso à natureza impulsiva de Dexter. Dexter também pensou nele em momentos melhores, como em seu casamento, quando Harry foi fotografado ao lado de Laura .

Quarta Temporada[]

Esta tradição de retratar Harry em sequências oníricas continua na Quarta Temporada , possivelmente refletindo sobre o tema da temporada ser o "Sonho Americano" de uma casa, uma família, uma esposa. Depois que Dexter perdeu tudo no final daquela temporada, seus pensamentos retrataram Harry de uma maneira mais realista.

Harry começou a aparecer com mais frequência à medida que Dexter ficou confuso com seu novo papel de marido e pai. Harry tentou orientar Dexter na direção que lhe ofereceria maior segurança pessoal, embora Dexter começasse a ignorá-lo. Harry disse desde o início que o Trinity era um homem perigoso que precisava ser eliminado, mas Dexter queria aprender com ele. Para sua consternação, Harry estava certo mais uma vez.

Quinta Temporada[]

Da quinta temporada em diante, Harry parecia como se ainda estivesse vivo. Ele é mostrado aos espectadores atrás de Dexter ou ao lado, até mesmo sentado em um veículo, onde ele oferece informações. Harry, porém, era uma espécie de construção na mente de Dexter.

Depois de não atender ao seu aviso interno (representado por Harry) sobre Arthur na temporada anterior, Dexter se deparou com a realidade de que Rita Morgan foi assassinada por Trinity. Neste ponto, Dexter imaginou Harry em seu traje de policial. Decidindo deixar sua família e sua vida para trás, Dexter ateou fogo em seu depósito e partiu em seu barco . Isso levou Dexter a matar violentamente um homem chamado Rankin quando insultou Rita. Harry aparentemente observou Dexter pelo espelho, depois dizendo que foi a coisa mais humana que Dexter fez desde a morte de Rita. Harry garantiu a Dexter que ele nunca havia partido, quando Dexter caiu de joelhos. Dexter passou a liberar sua raiva e frustração. “Harry” então convenceu Dexter a voltar para sua família, dizendo que fugir não resolveria nada.

Enquanto Dexter reiniciava sua vida como serial killer, tendo localizado um novo alvo , "Harry" apareceu para dar conselhos. Porém, quando Lumen Pierce viu Dexter matar Boyd Fowler , Harry expressou desconfiança dela, assim como fez com Miguel Prado e Arthur Mitchell antes dela. Embora Harry geralmente impedisse Dexter de matar uma pessoa inocente, ele sugeriu que Dexter deveria Lumen . Esta foi uma referência à primeira regra do Código de Harry: Não seja pego. Dexter, sem saber o que fazer com Lumen, finalmente começou a aceitá-la como parceira.

Inesperadamente, Astor Bennett chegou novamente na vida de Dexter com sua amiga, Olivia . Ao tentar entender a situação de Astor, Harry ofereceu a Dexter uma solução para o problema. Ele instruiu Dexter que, para a segurança das duas garotas, ele precisava levá-las para longe de Miami , especialmente com a Barrel Girl Gang por aí. Dexter seguiu este conselho, depois de lidar com o agressor de Olivia.

Harry apareceu novamente depois que Dexter lidou com Barry Kurt (namorado da mãe de Olivia que abusou dela). Dexter automaticamente presumiu que iria adotar a típica atitude "Você está se colocando em perigo, Dexter, você está se arriscando demais, Dexter". Em vez disso, Harry disse que estava orgulhoso de como Dexter se colocou à disposição de outra pessoa, apesar dos riscos. Ele elogiou Dexter por agir além de suas expectativas.

Sexta temporada[]

A partir dos eventos em “ Nebraska ”, Harry pode ser considerado o lado “Light” da personalidade de Dexter ou de sua consciência. Quando Brian Moser (outro personagem falecido) apareceu no lugar de Harry, ele pediu a Dexter que matasse apenas por matar. Brian (o lado negro de Dexter) interagiu com o ambiente, comeu (pizza e hambúrgueres), vestiu uma camisa que dizia "Nebraska é para amantes") e aparentemente matou um homem com um forcado. Na verdade, ele foi morto pelo próprio Dexter. A escuridão de Dexter (como Brian) o pressionou a renunciar ao Código de Harry . No entanto, Dexter voltou para Miami e voltou a seguir os ensinamentos de Harry.

Sétima Temporada[]

Durante a Sétima Temporada, Harry aconselhou Dexter a não se aproximar de Hannah McKay, e tentou persuadi-lo a não matar Maria LaGuerta. Harry Morgan continua a aparecer como uma figura fantasmagórica ou uma manifestação da consciência de Dexter. Apesar de estar morto, sua presença é sentida através de flashbacks e diálogos internos que Dexter tem com ele. Nesta temporada, Harry representa a luta interna de Dexter entre seguir seu "Código" e a realidade complexa e moralmente ambígua de sua vida. A presença de Harry reflete a crescente tensão interna de Dexter enquanto ele lida com novos desafios, como o romance com Hannah McKay e a descoberta de sua irmã, Debra, sobre sua verdadeira natureza. Harry aparece frequentemente nos momentos em que Dexter está em dúvida ou conflito, questionando suas ações e decisões.

Harry também aparece em flashbacks que mostram sua relação com Debra, revelando como ele influenciou tanto Dexter quanto Debra de maneiras diferentes. A descoberta de Debra sobre a verdade sobre Dexter coloca uma nova luz sobre as decisões de Harry e as consequências de seus ensinamentos.

Oitava Temporada[]

Foi revelado que Harry havia procurado ajuda da Dra. Evelyn Vogel, uma neuropsiquiatra especializada em traçar perfis de assassinos em série, para lidar com o jovem Dexter (10 anos). Ela e Harry colaboraram para fornecer a Dexter "diretrizes morais" essenciais para que ele não atacasse inocentes descuidadamente. Mesmo que Vogel pudesse expor Dexter a qualquer momento, Dexter não a matou, pois ela conheceu Harry e ajudou a criar o código sob o qual ele operava. Com o tempo, Vogel conquistou a confiança de Dexter apoiando seu desejo de matar e considerando-o uma contribuição para a humanidade.

Conforme a temporada progride, Dexter começa a questionar a validade do código de Harry e se ele pode viver uma vida normal fora das diretrizes rígidas que Harry estabeleceu. Essas reflexões são catalisadas por suas experiências e relacionamentos, especialmente com sua irmã Debra Morgan e com a Dra. Vogel. No penúltimo episódio, Dexter percebeu que não precisava de Harry para orientar suas decisões. Dexter olhou para o céu e exalou após a despedida de Harry.

Advertisement